segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dicas de segurança para uso de bancos via internet

 (via www.brasilengenharia.com.br)

Muitos consumidores optam por fazer pagamentos, consultas, transferências e até mesmo empréstimos pela Internet para fugir da fila nos bancos. Em razão da rapidez e praticidade do serviço online, cresce o número de adeptos e, principalmente, os cuidados que devem ser tomados nas eventuais instabilidades ou indisponibilidade dos sistemas durante o acesso da conta bancária. “Ao visualizar a indisponibilidade do serviço, o melhor é interromper a operação e esperar duas ou três horas para novo acesso”, orienta o professor do departamento de Engenharia Elétrica do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Ricardo de Carvalho Destro.
 
O professor da FEI também explica que outro cuidado é manter o sistema operacional, navegador e antivírus do computador sempre atualizados. A medida evita que hackers capturem dados quando o usuário digita alguma informação. Ricardo Destro também ensina um teste bem simples se o usuário perceber alguma irregularidade no site. “Basta digitar o número da conta e colocar a senha errada. Se for uma tentativa de fraude, a transação vai continuar. Se isso acontecer, o correntista não deve realizar transações confidenciais nesta máquina até que ela seja verificado por uma versão atualizada do antivírus e comunicar imediatamente o seu banco”, explica.
 
Conferir a autenticidade do site também é muito importante e simples, pois basta verificar se apareceu o símbolo de um cadeado fechado no navegador. A medida garante que a comunicação está segura e que o cliente está enviando a mensagem para o banco dele.
Acessar o Internet Bank sempre da mesma máquina e evitar computadores de lan house e cyber café também ajudam a evitar fraudes. Outra situação que o usuário deve ficar bastante atento é quando recebe e-mails em nome da instituição bancária solicitando atualização de informações, como senhas e cadastro. “Os bancos nunca pedem isso. Esse tipo de serviço é sempre feito pessoalmente ou quando o cliente liga para o banco, obedecendo a uma série de requisitos de segurança”, conta o professor do departamento de Engenharia Elétrica da FEI. 


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