sábado, 15 de outubro de 2011

Engenheiro: Como entrar no mercado?


O engenheiro enfrenta desafios desde que se propõe a estudar um curso de engenharia e após se formar as dificuldades não diminuem, pelo menos no início.

A principal dificuldade encontrada é conseguir o primeiro emprego, que na maioria das vezes exige experiência.  E o que fazer, então, para entrar no mercado? Aqui são abordadas algumas alternativas que podem salvar o engenheiro de primeira viagem.

- Estágio

A principal oportunidade para um engenheiro é ter feito ou mesmo realizar um bom estágio em uma empresa que preza por apresentar um plano de carreira para recém-formados e sem experiência.  Mostrar toda a sua capacidade durante o estágio pode render uma oferta imediata de emprego, logo, aproveitem o estágio da melhor forma possível, mostrando interesse e se prontificando a realizar as tarefas.

Durante o estágio, o engenheiro deve aproveitar o máximo, aprendendo com os melhores profissionais da empresa, pois o tempo de estágio pode vir a servir de experiência em empresas menos exigentes e ainda poder ser indicado pelo seu superior para alguma companhia interessada, no caso da atual não se interessar em contratá-lo.

Logo, o estágio pode ser uma ótima porta de entrada para o mercado de trabalho.

- Trainee

Atualmente, diversas empresas têm optado por estes programas na escolha de seus gestores, e é uma alternativa real para os recém-formados.  Para as empresas é um ótimo método de selecionar profissionais altamente qualificados, pois tem atraído uma diversidade grande de concorrentes. Para os engenheiros, pode ser um grande salto profissional, tendo em vista que a maioria dos programas de trainee é para cargos de gestão.

O inconveniente, no programa de trainee, são as exigências durante a seleção, eliminando já no inicio, engenheiros que não tiveram experiências no exterior, fluência em língua estrangeira, ou mesmo algum tipo de experiência significativa na área que a empresa busca o trainee. Claro que tais exigências nem sempre são definidoras na escolha do preenchimento da vaga, mas com certeza são diferenciais.

O engenheiro não deve se abater pelas exigências e sim, no mínimo, lutar por essa experiência impar de concorrer com tantos candidatos diferentes e qualificados, um dia poderá ser a sua vez de conseguir a vaga.

- Concursos

Pode-se dizer que é a “galinha dos ovos de ouro” para um engenheiro recém-formado, pois um concurso pode lhe dar já no inicio de carreira, o que qualquer profissional procura, estabilidade, benefícios e bom salario.

Muitas empresas optam por utilizar esse meio para recrutar pessoas novas, não exigindo experiência ou mesmo especialização. Grandes empresas gostam de moldar o seu profissional e utilizam os recém-formados para isso, que após se mostrarem aptos através do concurso são enviados para realizarem curso.

Outra modalidade de concurso são os públicos, que também são atraentes por apresentarem principalmente oportunidade de carreira e estabilidade. Geralmente não buscam profissionais experientes.

Vale lembrar que, exatamente por não exigir experiência, a concorrência é muito acirrada e você terá que dar o melhor de si, então não fique parado, busque conhecimento e fique de olhos nos próximos concursos.

- Indicação

Essa é uma ação um pouco controversa, pois é benéfico para quem tem alguma pessoa influente que facilite a sua entrada em uma boa empresa, mas altamente demérita para quem tem boas qualificações, mas infelizmente não pode ser indicado.

Muitas empresas prezam por essa prática, principalmente, por ser uma atitude vinda de alguma pessoa de confiança dentro da companhia. Essa questão é bastante discutida, mas altamente eficaz para alguém que não conta com experiência profissional.

Apesar de, em tese, não dar oportunidade para alguém melhor qualificado, pode ser útil para qualquer um dos profissionais recém-formados, muitas vezes é a única chance que ele tem de conseguir um bom emprego já no inicio de carreira. Digo, em tese, porque mesmo se um profissional pouco qualificado for indicado, dificilmente ele permanece dentro a empresa, e uma hora ou outra, dará a vaga para alguém que realmente a mereça. Enfim, todos devem ter uma oportunidade.


Enfim, apesar das muitas dificuldades de encontrar emprego decente na área de atuação, há varias oportunidades que podem valer a pena para o profissional recém-formado. Fiquem atentos a todas as oportunidades e não se abalem com as dificuldades, afinal você não passou tantos anos na faculdade para parar no primeiro obstáculo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário